segunda-feira, 25 de maio de 2009

NAPES no Desembargador.

No dia 21 de maio, Diretores, Professores, Alunos, Funcionários do Desembargador e alguns representantes de outras Escolas Estaduais de Rio Bonito se reuniram no auditório do C. E. Desembargador e tiveram um dia inteiro voltado a Educação inclusiva.
O NAPES ( Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado) foi responsável por um dia de palestras, dinâmicas e oficinas.
A Professora Marlene Prevot iniciou o encontro falando da importância da inclusão e como a própria Constituição faz garantir esse direito aos que necessitam de cuidados especiais. (DA EDUCAÇÃO- Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.)
click aqui
para ler os artigos da Constituição

A Educação para todos deve à priorizar uma educação, cujo objetivo consista em reestruturar as escolas de modo a que respondam às necessidades de todas as crianças.(Ainscow-1997)Ouvimos também sobre a DECLARAÇÃO de SALAMANCA:"...Nós delegados à Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais, representando noventa e dois países e vinte cinco organizações internacionais, reunidos aqui em Salamanca, Espanha, de 7 a 10 de Julho de 1994, reafirmamos, por este meio, o nosso compromisso em prol da Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e a urgência de garantir a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais no quadro do sistema regular de educação, e sancionamos, também por este meio, o Enquadramento da Acção na área das Necessidades Educativas Especiais, de modo a que os governos e as organizações sejam guiados pelo espírito das suas propostas e recomendações..."
O lanche foi muito concorrido também...
A Professora Marlene, falando na oficina sobre as deficiências ligadas ao intelecto...A Professora Isabel, falando na oficina sobre os deficientes auditivos...A Professora Angela, falando na oficina sobre os deficientes visuais...
Foi um dia em que nós Professores, tivemos um contato mais profundo com realidades diferentes das que costumamos encontrar em nossas salas de aulas, e é claro que ficamos apreensivos, com muitas interrogações e espectativas sobre a necessidade de preparo e adequação de nossas práticas pedagógicas e de nosso espaço físico para atender esses alunos que já estão começando a chegar em nossas salas...Desanimar, jamais...

Desembargador. Conectado com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.