terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Desembargador está no CONEXÃO ALUNO...

27/08/10
Por Ana Paula Verly
Só de ouvir a palavra “game”, Hallan Peixoto, de 15 anos, já se anima. Mesmo sem saber direito de que se tratava, entrou na fila para se inscrever nas Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), na última terça-feira, 24 de agosto, no Colégio Estadual Desembargador José Coelho da Rocha Junior, em Rio Bonito, onde estuda. Neste dia, a unidade recebeu um evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para incentivar os alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio a participarem da competição online.

Eu adoro jogos. Então, imagino que as Olimpíadas sejam legais”, resumiu Hallan, cercado de amigos igualmente interessados.

A empolgação ficou ainda maior quando uma dupla de animadores subiu ao palco para convocar estudantes e professores a esquentarem as turbinas para o jogo. Os desafios foram: quiz, soletrando e trava-língua. A diretora Sônia Lopes ficou bastante satisfeita com a adesão dos alunos.


Os alunos demonstraram grande interesse pela OJE
“A iniciativa tem tudo para funcionar. Os professores e os alunos estão animados, a direção está empenhada e a orientadora pedagógica, bastante motivada”, comemorou.

Quem quiser participar pode se inscrever aqui. Cada equipe deve ter entre quatro e seis alunos e um professor – escolhido por eles – como orientador. O professor orientador vai ajudar a equipe nos 18 jogos das Olimpíadas com o objetivo de acumular pontos. A ideia do projeto é trazer o universo digital para a área pedagógica e despertar o interesse pelo conteúdo acadêmico.

“O jogo é instrutivo. Ninguém aguenta mais só copiar o que está no quadro. O aluno, quando só copia, não interpreta”, defende Rita.

O professor de Física Veriano Catinin também destaca o cunho pedagógico do jogo, pois o conteúdo das disciplinas é trabalhado por meio de novas mídias.

“Eu me interessei porque sou a favor do uso da tecnologia na escola. Nas minhas aulas, uso principalmente simuladores e computadores”, justificou.

Depois de conhecer a OJE, a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Giovana Dias, de 15 anos, resolveu assumir o desafio.

“Vou me preparar para as os jogos. Gosto muito de História e Geografia. Acho que tenho chances”, disse Giovana.

O evento também teve a participação de alunos dos colégios estaduais Barão do Rio Branco, de Rio Bonito, Sérvulo Mello, de Silva Jardim, e Maria Veralba Ferraz, de Cachoeiras de Macacu.

A MATÉRIA NO CONEXÃO ALUNO: clique aqui

Desembargador. Conectado com o futuro.

3 comentários:

  1. Essa e minha escola

    DEsembargador a melhor escola estadual

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho de ter passado por essa instituição.

    ResponderExcluir
  3. ESSE COLÉGIO É DEMAIS,SHOW DE BOLA.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.