quinta-feira, 8 de julho de 2010

ROTEIRO PARA ELABORAR UM PROJETO


TÍTULO DO PROJETO

Escolha um que seja instigante, criativo, que tenha sonoridade, simples, pequeno.

O título deve ser compartilhado, construído com a equipe e pode ser a última etapa a ser cumprida, quando o entusiasmo e a emoção estiverem “a todo vapor”.


CLIENTELA

Características marcantes dos alunos ou do público alvo. Contexto socioeconômico, moradia, comportamento dentro da escola, contexto familiar, companhias, desempenho escolar.


PERÍODO (DURAÇÃO)

Um projeto é um empreendimento temporário, com um começo e um fim bem definidos. O seu, pode durar uma semana, um mês ou um ano. Decida! Quanto mais tempo ele durar, tanto maior a complexidade do seu sistema de gestão e dos indicadores de sucesso que garantirão que as metas estão sendo cumpridas.


RESPONSÁVEIS

Todo projeto tem os criadores (empreendedores), o gerente (coordenador das ações) e os executores os que fazem o projeto acontecer. Esta equipe precisa ter afinidade com o projeto, acreditar no seu caráter transformador.


PARCEIROS

Quando um empreendedor encontra os parceiros certos para o projeto, ele logo deixa de ser apenas um sonho e começa a se concretizar. Não sonhe sozinho, realize, busque parcerias! Pense nas instituições, nas empresas, nas pessoas solidárias que você conhece. Converse, exponha suas idéias, peça sugestões e logo você descobrirá que não está mais sozinho. Defina em que etapa do projeto os parceiros atuarão.


CENÁRIO

Descrição da situação atual ou contexto a partir do qual o projeto será articulado e desenvolvido. Justifica o projeto, na medida em que revela a sua importância para a intervenção naquela comunidade.


POLÍTICAS

Compromissos, intenções ou diretrizes globais de um projeto relativas à satisfação do cliente e do público alvo. Declaração expondo as intenções e princípios em relação ao desempenho global do projeto, que provê uma estrutura para as ações e definição de seus objetivos e metas.


OBJETIVOS

Propósitos globais, decorrentes da política que um projeto se propõe a atingir.


METAS

Requisitos de desempenho detalhado, quantificado sempre que possível, aplicável ao projeto ou parte dele, resultantes dos objetivos e que necessitam ser estabelecidos e atendidos para que tais objetivos sejam atingidos.


ESTRATÉGIAS

Identificação e utilização dos meios e recursos disponíveis pelos quais espera-se cumprir os compromissos estabelecidos na política. Ou ainda, o meio que será utilizado para implementar as diretrizes declaradas na política tendo em vista os pontos fortes (O que a escola tem de muito bom que poderá ser utilizado neste projeto?) e a melhor forma de explorar as condições favoráveis com vista a objetivos específicos.


ATIVIDADES

São as ações a serem realizadas ou iniciativas a serem tomadas para atingir as metas e, portanto, os objetivos de um projeto.


PROCEDIMENTO

Forma detalhada e específica de executar uma atividade.


RECURSOS

Matérias, financeiros e humanos


ETAPAS

Seqüência de momentos ao longo do tempo mediante os quais podemos agrupar/ subdividir o conjunto de atividades e procedimentos previstos.


CRONOGRAMA

Pode ser entendido como programação ao longo do tempo. As diferentes modalidades de cronograma de um projeto representam matrizes, segundo as quais se articulam os diferentes níveis de execução de um projeto. É possível elaborar um cronograma que relacione:


Meses

Atividades Previstas

Etapas

Aquisição de material

Dispêndios Financeiros

Resultados Esperados

Agosto






Setembro






Outubro






Novembro






Culminância



INDICADORES

Os indicadores e as evidências objetivas exercem o controle sobre a execução do projeto e devem, sempre que possível, ser mensuráveis, representando coisas tangíveis, palpáveis, passíveis de verificação. Os indicadores servem para identificar o cumprimento ou não das metas estabelecidas, da política e do resultado esperado.


RESULTADO ESPERADO


ATENÇÃO!!!

O desempenho do projeto depende, diretamente, do sistema de gestão e avaliação adotadas. O principal problema do planejamento e execução de projetos consiste no grau de conformidade que o sistema de gestão possui para o desenvolvimento das atividades e processos. Podemos indicar alguns tipos de conformidades possíveis que um projetista deve estar atento:


  1. conformidade entre política, objetivos e metas;
  2. conformidade entre metas e atividades previstas;
  3. conformidade entre metas, atividades previstas e resultados esperados;
  4. conformidade entre os recursos financeiros, as atividades programadas e a execução física de cada etapa;
  5. conformidade entre as atividades previstas, os recursos humanos, material de consumo e material permanente necessários.

Por Irecy Damasceno

Conceitos das normas I.S.O e Planejamento do Governo Federal


Desembargador. Conectado com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.