quarta-feira, 21 de abril de 2010

Deixe seu computador mais bonito...

Oi Pessoal!!! abaixo umas dicas legais para vocês...

Quando você liga um computador novo ou com um sistema operacional recém-instalado, pode notar duas coisas: a primeira delas é que ele está rápido como um foguete. A segunda, é que ele não possui identidade. A cara-padrão do sistema operacional pode até ser harmoniosa, mas não deve ter nada a ver com você.

Nesta matéria, mostraremos como deixar seu computador mais bonito, uma tarefa tão simples que até mesmo os usuários mais novos serão capazes de fazê-la e, ao mesmo, tempo recompensadora.

A estética do computador é composta, basicamente, de alguns elementos: papel de parede (ou plano de fundo), ícones e esquemas de cores. Esse conjunto, somado aos sons e à proteção de telas, forma o que o Windows chama de "temas".

Papel de parede ou plano de fundo

São inúmeros os repositórios de papéis de parede na web. Uma busca simples por "wallpaper", "papel de parede" ou ainda "plano de fundo" retorna milhares de endereços de repositórios dos mais variados fins.

O que você precisa saber, porém, é que qualquer imagem pode ser utilizada como plano de fundo, seja uma foto que você tirou em suas férias ou um desenho que pegou de algum site de que gosta.


Para que combine mais, porém, é preciso que ele siga a resolução (ou ao menos a proporção dela) usada por seu sistema.


Mas se você quer papéis de parede belíssimos, criado por designers que sabem o que estão fazendo, sugerimos o site Simple Desktop, que oferece imagens simples e eficientes, que não interferirão com os ícones de sua Área de Trabalho.




Configurar um novo plano de fundo é uma tarefa fácil. Abra a imagem em seu navegador, clique nela com o botão direito e escolha Definir como Plano de Fundo (essa opção funciona no Internet Explorer; caso esteja no Firefox, a opção é Definir como Papel de Parede).

Muitos programas de imagem trazem opção semelhante para configurar papéis de parede.

Conjunto de cores

Conjunto de cores é o nome que o Windows dá à combinação de tons usada nas janelas, barra de rolagens e outros elementos visuais do sistema. Você não precisa efetuar qualquer download para alterá-los e deixar do seu jeito, basta recorrer ao menu certo.

No Windows XP, clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Propriedades. Recorra, então, à aba Aparência. Nela, é possível alternar entre esquemas predefinidos ou, clicando em Avançar, definir por completo os elementos.



Escolha o item a ser configurado no menu Item, e altere as cores clicando sobre elas. Também é possível trocar a fonte e seu tamanho.

Em versões mais recentes do Windows, essa informação pode ser acessada com um clique do botão direito do mouse sobre a área de trabalho e a escolha da opção Personalizar. No rodapé da janela, clique em Cor da Janela.

Os itens coloridos são combinações pré-programadas de janelas. Se quiser alterar item a item, clique em Configurações de aparência avançadas...

Ícones

As representações gráficas usadas por atalhos de programas e arquivos são chamadas de ícones. Existem dois tipos de ícone, o padrão, usado pela maioria dos arquivos do computador, e os reservados pelo sistema, utilizados por recursos do computador, como a Lixeira, Rede e Documentos, por exemplo.

No Windows XP, alterar os ícones de sistema não é possível sem ajuda de um software, entretanto, pode-se modificar qualquer ícone atrelado aos seus documentos. No Windows 7, a situação se inverte, e alterar ícones-padrão é impossível sem alteração no Registro, uma tarefa que não ensinaremos aqui, pois, uma vez realizada de maneira incorreta, pode desestabilizar o sistema. Em ambos os casos, o uso de um software específico pode ajudar. Sugerimos o IconPackager da empresa Stardock, famosa por seus produtos para personalização do Windows.

Pacotes de ícones tradicionais podem ser encontrados aos montes pela web. Os ícones compatíveis com o Windows são os de extensão .ico. Sites como o IconArchive trazem milhares de possibilidades que podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas para identificar seus arquivos.

No Windows XP, para modificar o ícone utilizado em um atalho ou arquivo, clique com o botão direito sobre ele e escolha Propriedades. Na guia Atalho, clique em Alterar ícone e recorra ao botão Procurar, para localizar um ícone baixado para seu disco rígido.



No Windows 7, clique com o botão direito sobre a área de trabalho e escolha Personalizar. Na barra lateral esquerda da janela de personalização, escolha Alterar ícones da área de trabalho.


Na tela que se abriu, é possível escolher quais ícones serão mostrados na área de trabalho e, ao mesmo tempo, alterar sua aparência. Escolha um no painel e clique em Alterar ícone. Clique, então, em Procurar para localizar o ícone baixado.

Proteção de tela

Há algum tempo, na época dos monitores CRT (aqueles mais pesadões, de tubos), as proteções de tela eram essenciais para evitar que a tela ficasse marcada por imagens estáticas. Bastava o computador ficar um tempo ocioso para que o protetor de tela começasse a movimentar imagens ou reproduzir animações na tela.

Com a chegada dos monitores LCD, o uso virou puramente estético. Mas é bacana utilizar o momento ocioso de seu computador para transformar o monitor em um grande porta-retrato digital ou para mostrar informações úteis.

Uma busca por "Screensavers", "Protetores de tela" ou "Proteção de tela" retorna milhares de endereços dedicados a este tipo de arquivo.

No Windows XP, existe a opção Apresentação de slides de Minhas imagens, que pega todas as fotos contidas na pasta de mesmo nome e as mostra aleatoriamente enquanto seu computador estiver sem uso.



Para modificar a proteção de tela no Windows XP, clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e acesse Propriedades. Na guia Proteção de tela, existe um menu que mostra todas as opções instaladas. Clique em Configurações para alterá-las.

Em versões mais recentes do Windows, é possível simular esse efeito a partir do Windows Live Galeria de Fotos (que pode ser baixado gratuitamente de http://download.live.com). Depois de instalado, a opção estará disponível a partir do item Proteção de Tela, dentro do painel Personalizar, que pode ser aberto com um clique direito do mouse sobre a área de trabalho.


Temas

Montar item a item a cara de seu Windows pode ser legal, mas dá trabalho. Um atalho é baixar temas já pré-programados. Esses "pacotões" incluem configurações de cores, ícones, plano de fundo, cursores de mouse e sons, tudo certinho para equipar o Windows.

Alguns sites como o ThemeWorld oferecem uma série de temas já prontos para serem usados no Windows XP. Basta baixar um dos arquivos do site e descompactá-los.



Clique, então, com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e escolha Propriedades. Na tela aberta, clique na guia Temas e escolha Procurar. Encontre o arquivo .theme do pacote baixado e clique duas vezes sobre ele.

No Windows 7, a Microsoft remodelou completamente o mecanismo dos temas. Clique com o botão direito sobra a área de trabalho e abra o menu Personalizar. O primeiro grupo mostrado na janela é Meus temas. Clique em Obter mais temas online e você será direcionado para uma área de downloads da Microsoft com diversas opções.
C


Escolha uma, clique em Baixar e execute o arquivo baixado para seu computador. O tema será ativado e aparecerá em Meus temas.
Por Geek.com.br

Desembargador. Conectado com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.