quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Varal e Recital de Poesias...

Projeto: Varal e Recital de Poesias
Professora de Português e Literatura : Gracenir
Turmas: 1º ano e 3º ano- Ensino Médio- 3º turno

A Professora Gracenir com seus alunos de 1º e 3º anos do Ensino Médio, realizaram um Projeto muito bonito e interessante. Os alunos estudaram os estilos literários, se envolveram na criação das poesias e na arte de recortar, colar e montar as peças do varal. Depois, veio a culminância com um Recital, onde os alunos declamaram ou cantaram suas poesias para que os outros alunos conhecessem seus sentimentos. Alguns declamaram poesias de grandes poetas brasileiros. Foi gratificante ver o trabalho realizado.
Abaixo transcrevo as palavras da Professora Gracenir.

No 1º ano foi trabalhado a escola literária “Trovadorismo”, onde os alunos estudaram o momento histórico deste estilo, suas características e todos os tipos de cantigas, e ainda, a forma como o travador fazia e usava seus versos através de seu “eu” lírico. Todos os textos poéticos desta época eram acompanhados por música e cantado em coro.

No 3º ano trabalhamos a Semana de Arte Moderna e a Escola Modernista. Foi estudado o momento turbulento vivido na política, na sociedade de nosso país, onde aconteceram muitos movimentos sociais, políticos e artísticos.

Cada aluno realizou sua poesia usando a estrutura externa e interna desejada, além das poesias, foram confeccionados os enfeites e as roupas para serem usados no varal. Todos os alunos foram envolvidos no trabalho, uns desenhavam, outros enfeitavam, outros recortavam e outros decoravam poesias de autores de renome para serem recitadas. Foi uma experiência maravilhosa, pois, todos os alunos trabalharam com interesse e muita dedicação.

Parabéns à Professora Gracenir e a seus alunos, continuem sempre assim, o Desembargador se orgulha de vocês, um abraço a todos!!!




Desembargador. Conectado com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.