Este Blog foi criado pela Professora Luciene Torres, para que Professores, ex-Professores, Alunos, ex-Alunos e Amigos do Colégio Estadual Desembargador José Augusto Coelho da Rocha Júnior, Rio Bonito, possam compartilhar seus projetos, textos, fotos, sugestões, atualidades, descobertas... "SOMENTE BUSCANDO O IMPOSSÍVEL, CONSEGUE-SE REALIZAR O POSSÍVEL". (Leonardo Boff)
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
O Professor e os Alunos... Trabalho em equipe...
Luciene de O. T. Borges- OT
Desembargador. Conectado com o futuro.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Dores na coluna, pescoço e ombros? Faça esses exercícios...
Clique nesta seta pequena aqui para iniciar o vídeo.
Desembargador. Conectado com o futuro.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Dicas para usar o álcool gel com segurança.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Infectologia
Desembargador. Conectado com o futuro.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Desembargador na FECTI, ( Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio de Janeiro.
Os alunos, Renivaldo Santos Rodrigues Júnior e Gustavo Conceição de Medeiros, juntamente com o Professor Veriano Catinin representaram brilhantemente o Colégio Desembargador e a Coordenadoria Serrana V, ao apresentarem no Palácio Gustavo Capanema-RJ, o projeto: “Densidade e Pressão: Mistério ou Física?”. Todos estavam radiantes de felicidade em poder mostrar o trabalho juntamente com outros alunos de escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos e o Professor ficaram hospedados no Hotel Rio Presidente do dia 27 ao dia 29 de julho para participarem da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O Colégio Desembargador parabeniza aos alunos e ao Professor Veriano por essa conquista e deseja muitos e muitos dias de vitórias como esta. Parabéns!!! Um grande abraço a todos!!!!
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Vem aí a IV FECTI se preparem... (clique aqui para saber tudo)
A FECTI parte para sua 4º versão. Os interessados em participar da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI) devem ser alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, da rede pública e privada de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro, que poderão inscrever trabalhos desenvolvidos em equipes de até três alunos com um professor orientador e um co-orientador (opcional) que tenha cursado, no mínimo, o Ensino Médio ou Técnico.
Os trabalhos serão submetidos às categorias: Ciências-9º. Ano, Ciências Biológicas e Ecologia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Agrárias, Interdisciplinares e Desenvolvimento de Tecnologia. Os trabalhos selecionados pela comissão de avaliação serão apresentados na mostra final, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009, no Museu da República, Rio de Janeiro.
Ao final da mostra, o melhor trabalho, em cada uma das 6 categorias, será premiado com medalhas para todos os participantes e troféu para a escola. Para os participantes de outro município serão custeados o transporte e a alimentação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Fundação CECIERJ (http://www.cederj.edu.br/fecti), no período de 8 de julho a 28 de setembro. Os trabalhos completos deverão ser encaminhados ao e-mail: fecti2009@cederj.rj.gov.br, até o dia 8 de setembro de 2009.
A IV FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro é uma iniciativa da Fundação CECIERJ e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Veja como os vírus se espalham...
Desembargador. Conectado com o futuro.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
O que você pode saber sobre a gripe H1N1...
Obs. Abaixo de " Algumas dicas legais" você tem uma atividade muito interessante que pode ser usada pelos Professores.
"Algumas dicas legais"
preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores. Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).
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- Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
- Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
- Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
- Coloque bastante cebola na sua alimentação.
- Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
- Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
- Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
- Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
- O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
- Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
- Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse aos seus amigos...
Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 36036795
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Atividade: Gripe H1N1
CUIDADO COM A SUÍNA
Jorge Linhaça
Ela veio de mansinho
e chegou para ficar
ela adora um friozinho
pra poder se espalhar
Você tem que ter cuidado
e também muita atenção
se ela chega ao teu lado
logo te bota no chão
Tem que ser bem previdente
para dela escapar
Amontoados de gente
nós devemos evitar
Sai suína! Sai suína!
Sai suína! Sai suína!
descola da minha aba
vai ver se estou na esquina
Lave bem suas mãozinhas
para o vírus evitar
Só espirre no lencinho
para o vírus não espalhar
Se alimente direitinho
para se fortalecer
E assim meu amiguinho
essa gripe vai correr
Vamos juntinhos agora
a danada espantar
Xô! Cai fora! Vai embora!
vamos bem forte cantar
Sai suína! Sai suína!
Sai suína! Sai suína!
descola da minha aba
vai ver se estou na esquina
TRABALHANDO O TEXTO :
1- O texto acima é uma poesia, cujo tema é:
( ) uma história de amor ( ) uma poesia informativa ( ) Uma poesia humorística
2- No texto está sendo usado o pronome "ela" inicialmente. A quem está se referindo esse pronome pessoal?
3- Algumas palavras aparecem no grau diminutivo.
Sublinhe esses vocábulos e escreva -os no grau normal e no grau aumentativo.
4- Com o auxílio do amigo dicionário, copie , em coluna, as palavras desconhecidas para você, e veja o seu significado.
ORTOGRAFIA:
Auto ditado - Escreva 10 palavras do texto, que você se lembre (não vale olhar).
REDAÇÃO :
Faça um bilhete para sua mãe, contando-lhe de que maneira você está se prevenindo da chamada "Gripe H1N1".
GRIPE H1N1
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1.- Quanto tempo dura vivo o vírus H1N1 numa maçaneta ou superfície lisa? Até 10 horas.
2. -Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? Torna o vírus inativo e o mata.
3.- Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.
4.- É fácil contagiar-se em aviões? Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.- Como posso evitar contagiar-me? Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.- Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.- Quando se deve começar a tomar o remédio? Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.- De que forma o vírus entra no corpo? Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.- O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram? Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não, porque contém químicos e está clorada.
12.- O que faz o vírus quando provoca a morte? Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.- Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem? Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença? De 0%, porque fica-se imune ao vírus H1N1.
15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente? Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
16.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo vírus todos somos igualmente suscetíveis.
17.- Qual é a população que está atacando este vírus? De 20 a 50 anos de idade.( todos estamos sugeitos)
18.- É útil a máscara para cobrir a boca? Existem algumas de maior qualidade que outras, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se esta não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
19.- Posso fazer exercício ao ar livre? Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
20.- Serve para algo tomar Vitamina C? Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
21.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível? A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
22.- O virus se move? Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
23.- Os mascotes contagiam o vírus? Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
24.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar? Não.
25.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus? As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
26.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus? Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
27.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
28.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas? Não serve para nada.
29.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? SIM.
30.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? NÃO.
31.- O que mata o vírus? O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
32.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus? O isolamento.
33.- O álcool em gel é efetivo? SIM, muito efetivo.
34.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus? Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.(agosto 2009)
35.- Este vírus está sob controle? Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
36.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5? A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de pessoa a pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
37.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune? SIM.
38.- As crianças com tosse e gripe têm influenza? É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
39.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar? Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
40.- Posso me contagiar ao ar livre? Se há pessoas infectadas, com tosse e (ou) espirrando por perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
41.- Pode-se comer carne de porco? SIM, pode e não há nenhum risco de contágio.
42.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado? Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.
Claudia Santos
Desembargador. Conectado com o futuro.segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Avalie com os estudantes a credibilidade dos sites de busca.
Mídias
Plano de Aula Ensino Médio
Objetivos
Instruir os alunos a realizarem pesquisas mais eficientes e confiáveis.
Reportagem da Veja.
Clique aqui: A guerra dos buscadores
Introdução
Livre-se do primeiro spam quem nunca consultou um site de busca à procura de um assunto qualquer. Noticiário político, previsão do tempo, os últimos resultados do futebol e toda sorte de dados e informações para complementar um trabalho escolar são oferecidos indiscriminadamente na rede. Essa gama virtualmente infinita de opções está à disposição dos usuários a um clique do mouse. De olho nesse filão de mercado, que é uma das principais portas de entrada para o mundo virtual, a todo-poderosa Microsoft e os popularíssimos buscadores Google e Yahoo! muniram-se de uma artilharia pesada uns contra os outros para atrair a fidelidade dos internautas.
VEJA informa que nessa guerra estão sendo gastos milhões de dólares em desenvolvimento tecnológico e novas formas de interação entre conteúdo e publicidade. O objetivo comum é liderar a preferência de bilhões de pessoas ao redor do planeta. Como “googar” é um hábito que já faz parte do cotidiano dos adolescentes, você pode usar a reportagem para fundamentar vários debates. Na opinião da turma, os buscadores resolveram o problema de achar o que os estudantes querem saber? E agora, a grande dificuldade é saber o que eles querem achar?
Reserve um horário na sala de informática para explorar os sites de busca citados na reportagem. Faça cópias dos dois quadros informativos deste roteiro e distribua para a classe.
Proponha que os jovens puxem pela memória e relatem experiências com buscadores na internet. Que temas eles costumam abordar com mais freqüência? Trata-se de pesquisas escolares ou mera curiosidade sobre esses assuntos? Os resultados encontrados foram considerados satisfatórios? Anote as respostas no quadro.
Promova a leitura da revista e oriente discussões com base em alguns trechos. VEJA define os buscadores como os grandes ordenadores do caos da web. Retome as opiniões lançadas no tópico anterior e lembre que se alguém procura pela expressão “São Paulo”, por exemplo, pode encontrar resultados que remetem à maior cidade do Brasil, ao santo católico ou mesmo ao clube de futebol paulistano. Cite outros exemplos e pergunte quem tem idéia de como era a vida de um pesquisador antes do surgimento dos sites de busca. Lembre que há pouco menos de dez anos obter certos tipos de informação podia ser um processo caro e difícil. As pessoas precisavam comprar jornais e revistas, dar telefonemas, fazer muitas perguntas, visitar bibliotecas, ler e selecionar vários textos para levar a cabo uma investigação mais profunda. Ressalte que o surgimento de ferramentas como o Google e o Yahoo! – e agora do buscador da Microsoft – gerou um tremendo impacto comportamental. Nós podemos dizer que esses sites são versões eletrônicas de um bibliotecário?
Ouça os comentários e explore as dicas listadas no quadro acima. Faça analogias entre as técnicas de pesquisa no papel e na tela de computador. Os alunos já se sentiram perdidos em meio a pilhas de livros quando buscavam subsídios para um trabalho? Como a resposta provavelmente será positiva, pergunte a quem eles pediram ajuda para resolver o problema. E no caso dos buscadores, o que pode funcionar como um “filtro” confiável? Explique que são as obras de referências e as opiniões de especialistas renomados, impreterivelmente, que dão respaldo aos dados que estão na internet. Lance uma questão: por que, mesmo com o manancial de informações digitais, continuamos a colecionar livros, revistas e enciclopédias? O texto do quadro abaixo pode incrementar a reflexão.
Fale sobre a corrida, a exploração comercial e a tentativa das três empresas mencionadas por VEJA de adequar cada vez mais as pesquisas ao perfil dos usuários. Em que sentido isso dá margem para uma maior oferta de informações ou restringe a privacidade das pessoas? Será que no futuro haverá a crença de que uma coisa só existe na vida real se ela for localizada pelos sites de busca?
De posse dos exemplos escolhidos, sugira que os alunos imaginem o caminho percorrido pelos sites – com base no quadro “Para Cair na Teia”(clique aqui). Convide o professor de Matemática a explicar o conceito de algoritmo, a equação que rege a seleção das páginas pelos buscadores.
Buscadores: como explorar melhor
• Use mais de uma palavra para fazer a busca;
• Recorra ao sinal de menos para eliminar palavras que possam trazer sites com assuntos homônimos;
• Escreva tudo entre aspas se quiser achar uma frase exata;
• Empregue o * se não quiser especificar um termo no meio
de uma frase, como em “universo tem * anos”;
• Use a “pesquisa avançada” para restringir a busca por língua, data, site ou tipo de arquivo;
• Formule frases em forma de resposta. Em vez de perguntar “o que é um buscador”, escreva “um buscador é”.
Para saber mais
A era do Iluminismo (1700-1800) também teve uma espécie de buscador. O espírito otimista da época – que também é chamada de Idade da Razão – promoveu a crença de que, com tempo e estudo, seria possível conhecer absolutamente tudo. O resultado disso foi a elaboração da Enciclopédia, uma obra em vários volumes editada pelos franceses Denis Diderot, Louis de Jaucourt e Jean le Rond d’Alembert e endossada por intelectuais como Jean-Jacques Rousseau e Voltaire. Vendida na França entre 1751 e 1772, essa publicação massiva pretendia reunir e apresentar todo o conhecimento até então acumulado nas áreas da ciência, da tecnologia e da história. Chamada de “o livro dos livros”, ela inspirou a elaboração de compêndios como a Enciclopédia Britânica – que hoje existe em versão online –, lançada originalmente em três volumes e 2.659 páginas, e inaugurou uma cultura que se espalhou pelo mundo. Segundo a Associação Brasileira de Difusão do Livro, o país já chegou a ter 100.000 vendedores de enciclopédias trabalhando no sistema porta a porta. Com o advento da internet, esse número foi reduzido para 30.000 profissionais. Eles fazem o conhecimento enciclopédico chegar aos rincões mais isolados.